domingo, 19 de setembro de 2010

Frio

É isso mesmo que vocês leram, ainda estamos no verão, mas com o outono batendo a porta, essa foi a semana mais fria que passamos aqui. Pela primeira vez, não ligamos o ventilador, tiveram noites que não dormimos com a janela aberta e foi pela primeira vez na minha vida usei cachecol. Para piorar ainda chuvei em alguns dias, o que piora a sensação de frio, pois aqui venta muito. Vocês vão dizer: você ainda não viu nada, a tendência é piorar, quem mandou ir morar ai, ou qualquer outra coisa. Não é uma reclamação, ou algo do tipo, mas sim mudanças que vamos nos adaptando.

Andar aqui é como andar numa cidade serrana do RJ no inverno. De manhã faz mt frio, mesmo no sol, se estiver sem sol, ai piora. Na hr do almoço já esta quente que nem precisamos de casaco, se estiver chuvendo esquece. A noite é necessário um casaco.

Tirando o frio, nessa semana não fizemos nada de especial, diferente ou engraçado. Como já estamos quase "adaptados" a cidade, digo quase, pq ainda não vivemos no inverno, a tendência é termos poucos problemas com alguma coisa. Por exemplo, na semana passada, quando fomos a feira de bike e nos perdemos por termos encontrados ruas fechadas, ao pedir informações de onde se encontrava a feira, o rapaz me respondeu que não falava francês, po um ANTICLIMAX total, até fiquei sem ação, agradeci e fui falar com outra pessoa. Ou seja, com a tendência de melhorarmos no francês, a interatividade e a auto-suficiência aumenta também.

Com isso a trio: aula, casa, academia foi o norteou a semana toda. Na segunda, depois da aula, fui trocar o suporte de parede para prender a bike e como não tinha mais o nota fiscal, peguei o valor num gift card, que depois eu usarei, depois fui malhar e correr.

Na terça, depois da aula, fomos a academia e ao mercado. Na quarta, depois da aula, por sentirmos a necessidade de utilizarmos o francês, particiapamos pela primeira vez, do Français Coffee Talk, um encontro que o curso proporciona, 1 vez por semana, no final da aulas, onde só se pode falar francês, a partir de agora iremos no de inglês tb. Ao chegarmos em casa, me pai avisou que a caixa com o presente para minha mãe tinha chegado a tempo dela receber o presente de aniversário.

Na quinta, resolvemos almoçar no curso, levamos comida de casa e esquentamso no microondas disponível, é interessante para aumentar a interação com os outro alunos. Nesse almoço descobri pq os pedestres canadenses param no sinal. Existe uma lei para isso, se vc atravessar no sinal vermelho vc leva uma multa, ainda bem que foi o colombiano que foi multado. Olha que sempre atravessou esse sinal, no vermelho.
Olha o tamanho da multa

Na sexta não teve nada de interessante, e como estava frio e chuviscando, preferimos ficar em casa.

No sábado, pela manhça, fomos numa loja que estava fazendo liquidação de sapatos, para a Dani comprar as botas pro inverno, pegamos dois ônibus. Na verdade foi somente um, depois fomos andando. Pegamos o primeiro atrás daqui de casa, saltamos na entrada da cidade Mont-Royal, não confundir Montréal, até pq um fica dentro da outra. Andando até a loja, vimos um único funcionário abrindo um buranco na rua e com uma única britadeira. Na loja, não achamos nada, mas ao redor dela, havia outras lojas fazendo outras liquidações, aqui tem muito disso, alugam uma área e fazem liquidação do estoque inteiro, com descontos de até 80%, nessa segunda loja, compramos 3 casacos. De lá, pegamos o ônibus e fomos até a feira. No caminho, vimos uma estação da Supervia de Montréal.

Antes de irmos a feira, almoçamos num restaurante italiano, onde tivemos a supresa de encontramos com a irmã da Dona Olinda. Adendo os restaurantes daqui tem a politíca do repas complet (refeição completa), por um preço único (entre CAN$15 e $30), vc tem direito a uma entrada, uma refeição e uma sobremesa, com qualidade. A comida estava muito boa, pena que não sei pq nos dois passamos mt mal, eu assim que sai do restaurante, a Dani assim que chegamos em casa. Depois do almoço, ainda fomos na feira comprar uva, mas não tive como ficar mt tempo, pegamos um taxi e viemos embora. A noite ficamos vendo filmes no note (os Mercenários, Plano B e Segurança Nacional (horrível)) e a Dani fez cachorro quente, enquanto eu fui ao mercado comprar pão e cerveja.

Estação de trem
Linha do trem
Bilheteria
dentro do restaurante italiano
O antipasto deles
A irmã da Dona Olinda

No domingo, assim que acordamos, pegamos as bikes e fomos tomar cafê na rua, fomos atê o Vieux-Port (porto velho), bairro onde fica o antigo porto, como se fosse a Praça Mauá no RJ. Escolhemos um restaurante na Praça Jaques Cartier, fiquei impressionado como eles conseguem comer: ovo, presunto, queijo, torradas, batatas soutés e um pedaço de melancia no mesmo prato bebendo café com leite. Não encaramos isso. Dalí fomos andando pelo o bairro inaugural da cidade, vimos uma praça com muito eventos culturais e coisas para se comprar e para comer, detalhe importante. Não se faz revitalização de nada velho se não tiver itens de turismo, ao mesmo tempo, vimos a Prefeitura, o Tribunal de Justiça e a Basílica de Notre Dame, tudo na mesma rua, ou seja, além do turismo tem que existir órgãos públicos no local. Depois fomos visitar o porto em si, eles aproveitaram os pier e construíram um imenso cinema, ao lado uma praça de alimentação, em que a parte de trás é um estacionamento. Nos outros píeres há contêineres que foram transformados em lojas e gichês para venda de tickets para passeios turísticos. No píer mais largo, havia a atração para as famílias com um palco com música e também ocorria a exposição de 5 veleiros, mas as 15hs já estava com os ingressos vendidos, dali fui almoçar e depois da primeira tentativa se frustar com a cozinha fechada, entramos num bistrô bem interessante, pois a cozinha era aberte e num canto do ambiente, dali pegamos as bikes e viemos embora.




Dani esperando pelo café


E no alto da Praça Jaques Cartier ...
tem uma estátua em homenagem ao...


Almirante Nelson
No caminho encontramos com um casal de noivos, ...
que andaram bastante e

cansados se sentaram




Este prédio é o Hotel de Ville ...

em português significa
Prefeitura
Palácio da Justiça
E a Dani foi comprimentar Jean Drapeau pelo trabalho feito como prefeito


Detalhe no crachá de autorização da prefeitura para ele tocar na rua

Olha a teia de aranha nos refletores
Vc põe isso no pinto do bebe pra não levar mijo na cara
Não sei como eles gostam desta bosta do poutine
Ela mirou a próxima arte ...
procurou se tinha alguém olhando e
e saiu dizendo: PQP que água fria


O cara fica tocando um violão chato num barco no meio da calçada e tá da uma porrada com a sesta para vc por uma moeda
Charrete com visita guiada
Os cavalos são cadastrados
<><><><><><><><><><><><>
<>
<><><><><><><><><><><><>
Nem todas as ruas são bonitas

Entrada do Port Vieux.
Linha férrea na entrada do porto
Navio sucateado
Ilha com o Parque Jean Drapeau
Parece um barquinho de controle remoto
Farol
No fundo o porto atual
Bonsecours Market
Antiga prisão da cidade
esperando pela comida
q pela cozinha fechada, viemos para esse bistrôt. Reparem que a cozinha é aberta e no canto do ambiente.

Placa no início da Rue St Laurent. Essa rua divide a cidade em leste e oeste.
Antes de irmos ao porto fomos visitar a Basílica de Notre Dame. Ela tem o mesmo significado para Montréal que a Igreja da Candelária tem para o RJ, não é a Catedral da cidade é a Cathédrale Marie Reine du Monde (Catedral Maria Rainha do Mundo). A Basílica como é hoje foi construída em 1880. Ela é toda em madeira, os bancos cabem 1500 pessoas e no segundo andar mais 2000. Os vitrais dos dois andares contam a história de Montréal até a criação da Basílica. Para eventos de pobres mortais, é utilizado a Capela du Sacré-Couer, que no subterrâneo, a mesma foi destruída num incêndio em 1978 e sendo reinaugurada em 82, não podemos entrar pois estava havendo um batizado, mas pude ver num momento que a porta foi aberta, mas não pude fotografar. Ela é menor, mais barata para se alugar e para se casar precisa reservar com 1 ano e meio de antecedência. O órgão da basílica é gigantesco e utilizado nas missas de domingo as 11hs. Maiores informações sobre a Basílica. http://www.basiliquenddm.org/
Cathédrale Marie Reine du Monde
CAN$ 5 para entregar com direito a visistas guiadas em inglês ou francês
Folhetos em inglês, francês, alemão, italiano, mandarim, espanhol
Mapa do térreo da basílica
Antigamente a missa era realizada nesse púlpito, hj em dia é no altar
foto aproximada da escada e do púlpito
órgão


Sala para orações reservadas






3 fotos e um texto sobre a Capela do Sacré-Coeur


Diferentes materiais usados nas contruções da Basílica




Lateral
Lateral
Agora para quem gosta essa é a entrada da loja e tem links de 10 vídeos que fizemos dentro da loja. Não vou dizer do que é, vai ter que ver pelo menos um vídeo.
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
Vídeo 6
Vídeo 7
Vídeo 8
Vídeo 9
Vídeo 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário