segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1 Mês

Para aqueles que esqueceram hj é dia 5/9, faltam menos de 3 semanas para o meu aniversário, bom mas não é sobre o dia 25/9 q irei escrever mas sim que hj fazemos 1 mês aqui nessa terra que dizem que faz frio, mas só faz calor, e mt calor...

Antes de falar sobre como foi a semana, vou escrever sobre nossas percepções sobre tudo em geral.

1 - o povo é educado, respeitador e a maioria é pacata, mas se eles acharem que estão certos, saem d baixo, são tão ou mais grossos que os franceses.
2 - a cidade é limpa, mas depende por onde vc anda.
3 - vc não vê polícia na rua, mas antes que vc imagina, vc escuta uma sinere apitando e um carro passando em alta velocidade.
4 - como tem casa pegando fogo, gato do alto de uma árvore, ou velinha fazendo besteira, pqp, como a toda hr tem um carro de bombeiro passando em alta velocidade.
5 - os taxistas haitianos são os malucos de Montreal.
6 - o trânsito é organizado, case para qualquer lugar do mundo.
7 - andando de bike aqui, percebo é irreal achar que os cariocas podem ir de bike pro trabalho, onde eles irão tomar banho antes de trabalhar?
8 - vc paga taxa por comprar bebidas em garrafas de vidro, PET ou lata, mas essa taxa é devolvida, é só apresentar o cupom de recilagem.
9 - hj em dia com internet em adsl, ninguém pode alegar qq justificativa para ficar desinformado.
10 - a facilidade deles em falar em inglês e francês ao mesmo tempo é incrível.
11 - bebe-se a água da torneira normalmente.
12 - babaca existe em qq lugar do mundo e em qq classe social.


Igreja em frente a escola
A mesma
Cathédrale Marie Reine du Monde


Musée de Beaux Arts

Dani tirou a foto e em seguida tomou esporro do segurança


Center Bell, ginásio do Canadiens



 Falando sobre a semana, na segunda nada de novidade, fomos as aulas e depois a academia.

Na terça, quando viemos almoçar em casa, pegamos a chave do Bixi, aluguel de bike que fizemos para a Dani, e depois da ativação, ela resolveu estrear indo a aula da tarde de bike, como não tinha algum ponto do Bixi perto da escola, ela teve voltar quase até em casa para estacioná-la. Depois da aula, fomos andar pela cidade.

Na quarta, depois da aula, fomos direto a academia e depois de malhar fui andar de bike pela cidade.

Na quinta a noite, fomos no jantar de despedida do Peter (alemão), da Manuela e da Daniela (italianas), eles fizeram somente 1 mês de curso e voltaram para seus países no sábado. Isso é comum, pessoas na mesma turma, mas para períodos diferentes, é uma sensação diferente, alguém da sua turma "se formar" antes de vc... Nos encontramos na saída do metrô Berry-UQAM, na saída da St Denis e tinha um grupo de rua tocando uma percursão, consegui tirar uma foto.Fomos beber e comer, num restaurante do Quartier Latin, era engraçado pois só tinha 2 garçonetes no restuarante, uma de azul de servia bebida e a outra de vermelho q servia comida, uma não tirava pedido que não fosse seu e sempre q vinha a sua mesa, vc tinha q pagar o pedido e dar 1 dólar de gorjeta.
Olha o naipe do grupo

Peter (alemão), Ruben (espanhol), Eu e Dani, Manuela (italiana) e Saskia (austríaca)
Dani, Saskia (austríaca), Daniela e Manuela (italianas)

Pedra de inauguração do sistema metroviário de Montreal
Na sexta, durante as aulas as meninas pediram para tirar fotos com as turmas de matutina e vespertina. Na hr do almoço fomos "lançar" num mini parque, dentro do prédio da Rio Tinto. Fomos eu, Dani, as italianas, o Ruben, o Peter e a Elizabeth (americana). Depois da aula vespertina, fomos almoçar com várias pessoas do curso, alguns que iriam continuar nos próximos meses e alguns que se despediram na sexta feira mesmo. Afinal, agora cada um voltou ao seu país e a única maneira de contato é o email e o facebook. Depois do almoço, fui de bike numa livraria comprar uns livros e descobri que de acordo com a Larousse não falamos Português e mais sim, Brasileiro, depois fui malhar. A noite ficamos em casa descansando para o sábado.


Daniele, Kostatin (russo), Manuela, Tânia (uruguaia - professora), Rola (libanesa), Peter, Elisa (colombiana)
A destruidora de copos de isopor
Luís (mexicano) e Mostafa (professor)
A prova da descoberta
No sábado de manhã, fomos la no Marché Jean Talon (MJT) de bike, depois aproveitamos e fomos na loja que esta fazendo liquidação do estoque de roupas, compramos mt coisa e gastamos mt pouco, mt bom. Depois fomos num supermercado italiano, onde achamos ricota, castanha portuguesa descascada, solgada e num saquinho e até doce de leite argentino. Saindo dalí, ainda na rendondeza do MJT fomos num mercado hondurenho onde achamos fermento Royal, goiabada em lata, amendoim açucarado, pamonha e marmelada.
No MJT compramos uva, brócolis e morangos, e voltamos com todas as comprar na mochila e preso na Bixi da Dani, deu um bom exercício, quase 20km. De noite, a Dani quis matar saudades do Brasil e quis ficar em casa para ver Zorra Total, fui no mercado comprar cerveja e vi a nova lata da Heineken
A castanha
Leite condensado
Pamonha, Pamonha, Pamonha, ...
Goiabada e marmelada
Goiabada em tablete
Amendoim açucarado
Parece um barril.
No domingo, o dia amanheceu encuberto e tive que voltar na loja de roupa, pois tinha pego uma camisa errada. Bom, saí com camisa de manga comprida e percebi que a minha teoria de que roupa stop wind, pode ser coisa de riquinho no Rio, mas aqui é de extrema necessidade no período de frio, fui pedalando e batendo queixo a ida inteira. No trajeto, encontrei um pedaço da St Laurent fechado para a Maratona de Montreal. Como vi que tinha uns 3 gatos pingados, e estavam mt na minha frente, aproveitei para pedalar num espaço maior, e acabei tomando um esporro do fiscal da prova: Monsieur, à gauche! Monsieur, à gauche!, bom tive q ficar a esquerda e "apertado" pelos cones, mais a frente, vi que os 3 gatos pingados ainda tinham 12km para correr, não sei se todos conseguiram chegar ao final, pelo estado que estavam, acho que nao. Na loja, troquei a roupa e comprei mais algumas e uma blusa da ceroula por baixo da camisa para poder voltar pra casa, antes fui no mercado italiano comprar mais ricota já q a Dani tinha gostado, da q compramos ontem. Depois do almoço, vimos o dcumentário sobre o Simonal e a Dani fez um bolo de milho e depois fomos na Winners, num shopping próximo ao Fórum Pepsi, antigo ginásio do Canadiens que virou um centro comercial, mas a loja já tinha fechado. Fomos de bike, e todo encasado, depois fomos jantar com o Alex e a namorida dele num restaurante asiático no ChinaTown. Como chegamos cedo, andamos pelo ChinaTown e encontramos um oriental fazendo um doce "diferente", compramos uma caixinha, mas não consigo te dizer o que era, sei q tinha coco e amêndoa, mas o excesso de açúcar não me deixou descobrir mais nada. Depois do jantar fomos na casa deles, paramos para comprar cerveja e consegui a furadeira emprestada. Na volto, viemos sofrendo com o frio até em casa, algo de no máximo 3 km.



Por um lado é bom, vc pedala e não sua
O comércio aqui fecha cedo.
Forum Pepsi
Lixeiro
Oriental fazendo o doce
O doce
Aqui não temos problema com assaltos, mas é sempre bom prender bem sua bike e levar o banco na mão.
Dani preparada para voltar pra casa. A furadeira presa na frente
Na segunda, hj, aqui é feriado, work day. Como consegui a furadeira com o Alex e como tinha prometido, tiramos o dia, para por as cortinas no lugar, prender a bike na parede e limpar a casa. O suporte que compramos para a bike, não aguentou e não pudemos prendê-la, continua no chão. Já as cortinas estão no lugar.
Sala
Quarto

Nenhum comentário:

Postar um comentário