domingo, 22 de agosto de 2010

2 Semana

Bom a semana começou com o novo ap, alguns movéis no ap. Na segunda depois da aula, fui num mercado aqui perto e descobri que em toda segunda há uma promoção de 10% de desconto para estudantes, será meu mercado agora, menos para bebidas e cigarro, como não fumo... Na hr de comprovar minha situação de estudante, puxei o passaporte, mostrei o visto e o caixa... cagou e andou, ai disse que as aulas só começariam semana que vem, então ele liberou esta semana. Ufaaa... No jantar fiz um suco de laranja para a Dani, expremi 2 laranjas na mão e não deu 1/5 do copo, detalhe que a casca estava se desfazendo.
Efeitos da globalização...
A noite tivemos nosso primeiro problema no ap, que se confirmou na terça de manhã, a pia da cozinha entupiu... Na aula da tarde, aproveitei consegui através de desenhos que o professor me dissesse qual é o nome em francês de desentupidor... ventousse, bom depois da aula, saímos para comprar uma, no caminho a Dani avista uma outra loja versão 1,99 daqui, ela é craque nisso. E logo nessa loja, achamos a bendita ventousse e outras coisas mais. Primeira coisa que fiz, quando cheguei em casa, desentupi a pia, até pq, tinha louça do café da manhã para ser limpa. Era caso de emergência, se não viraria calamidade pública.

Na quarta depois da Dani fazer pose na foto abaixo, fomos na YMCA nos matricular na academia, ficamos sabendo que não será necessário fazer qualquer coreografia para ganharmos desconto, nem nos fantasiarmos de índio ou qq coisa parecida e rídicula. Infelizmente não podemos tirar fotos, mas a academis é gigantesca, tem uma quadra indoor, piscina, uma pista de cooper indoor, e como comprovamos ser estudantes, iremos pagar somentes CAD$ 38. Como eles não aceitaram o visto como comprovante, só nos inscrevemos no dia seguinte. Ao chegarmos em casa, fomos dar um ultimato no egípcio e fomos tentar falar com ele pela última vez para comprarmos algumas mobílias que ele estava vendendo, para quem não lembra volte no texto do primeiro sábado em Montreal. Nós não lembrávamos qual era o ap e nem qual era o ID para ligar, somente lembrávamos que era no sexto andar. Ou seja, fomos bater de porta em porta. No primeiro nos atendeu uma hindu, pedimos desculpas e batemos no da frente, qual a egípcia, depois de alguns segundo, deve ter nos reconhecido, atende a porta, nos manda entrar e vai no quarto mudar de roupa, ou seja por mais roupas no corpo. Discutimos sobre o que comprarmos e falei para ela, que ela não precisava arrumar agora, podíamos esperar no sábado.

Esse ônibus esta velinho.

Na quinta, após o russo, dizer que tinha comprado passagem de estudante para ir de trem a Toronto, fui conversar com ele, como ele tinha conseguido, era somente fazer a famosa carteira de estudante e ele ainda nos disse onde era o local. Como já tínhamos solicitado uma declaração do curso dizendo que éramos estudantes, depois de nos matricular na YMCA, fomos fazer essa carteira. Como o russo, errou direita e esquerda, e olha que ele é capitão mercante, tenho pena da carga que ele transporta, não conseguimos achar o prédio. Depois de estarmos em casa, a egípcia bate aqui no ap, nos chamando para buscar os móveis, compramos a escrivaninha e duas cadeiras por CAN$ 70, bom como eles só viajam no final de setembro e pelo que conversei com o parente de Faraó, eles não devem voltar, vou comprar uma outra cadeira e um móvel de gavetas em meados do mês que vem.
Detalhes culturais:
1 - eu não sei qual o gato que ele faz, mas todas as vezes que fui lá, estava o "Padre Marcelo Rossi" local rezando e pelo o fuso horário que aparecia na tv, a transmissão era do Cairo. Antes de ir embora, vou comprar essa parabólica. Será que pega o Fantástico?
2 - se vc acha a sua cozinha suja, vc ainda não viu a deles. Todas as vezes que fui lá, saí imaginando o tipo de comida que eles comiam, deve levar mais óleo do que as das favelas cariocas.

Na sexta, após acertar a bússola e o rumo com o russo, fomos no prédio certo e fizemos a bendita carteira, levou 10 minutos e pagamos CAN$ 20 cada. Dali, viemos em casa, trocamos de roupa e fomos na academia. Depois de suar um pouco, fazendo o que pudíamos fazer, já que as séries só serão feitas na quinta as 6:30 para mim e na sexta as 20:00 para a Dani, vimso um grupo jogando um soccer indoor, é uma versão de futebol de salão mt difundida pelos países ricos das américas, onde a bola não sai, só que ao tentar jogar fui proíbido já que era under 18. Agora falando sério, tinha mt under 18 que tava jogando que falava MIAU quando abria a boca. C´est la vie...

A noite, fomos sair, mas como vivemos num bairro caro, para o padrão de casal imigrante pobrinho, ficou difícil, fomos num cervejaria, que eu estava afinal de provar a cerveja, depois de mt sermos mal atendido e ninguém vir nos servir fomos embora. Fomos  num bar, bem legal, cheio de itens esportivos e coisa e tal, pedimso 2 chopps e alguma coisa para comer, quando a loira garçonete, que acho ser mulher do dono, falou que eles não tinham cozinha.Pedi a conta e o resultado foi CAD$ 16,25, porra por 2 chopps, que absurdo. Da próxima vez, verei toda a memorabília que o cara espõem, bebo um chopp e vou embora. Saindo de lá, ainda andamos por alguns lugares mas sempre com medo do valor a ser cobrado, a Dani sugeriu irmos o Crepe Paris, pedimos 2 crepes (um de salada de frango, um de queijo e presento, uma cerveja - long neck) como a oriental do caixa, não sei se era da: Filipinas, China, Coréia ou Japão, aqui tem de tudo menos canadense, deu o migué d´água (mais abaixo explico o que é) pedi uma água tb, a conta deu CAD$ 40, realmente não estou no bairro ideal. Considerações a serem feita: para que por pimenta numa salada de frango e por que a massa do crepe tem que ser doce??? Se alguém conseguir me responder plausivelmente ganha um almoço no restaurante caro de Montreal. Só não irei pagar a passagem. Resultado Dani saiu com fome, e passando mal de tanta pimenta. Depois da night desastrada, resolvemos voltar pro ap.

Tínhamos planejado para o sabadão, irmos andar no ônibus de 2 andares, mas como o tempo não contribuía para isso, o famoso nublado com cara de chuva, resolvemos ir no mercado municipal de Montreal. O famoso Jeal Talon Marché, fomos indicado por um aluno da turma, a Dani acha q ele é padeiro burro, ou seja queima a rosca, hondurenho, que tinha dito que foi lá e bebeu suco natural da fruta. Bom depois de pegarmos o metrô aqui do lado de casa mudamos de linha na Berry-UQAM e saímos na Jean Talon, o mercado é .... simples. É uma feira livre ao céu aberto com um mínimo de infra-estrutura., ou seja algumas "vias" possuem teto. As barracas são sencacionais, vc encontra de tudo, até churros de dulche de lait, agora o suco da fruta era cascata, nada mais era do que polpa congelado e sempre misturando várias frutas... coisa padronizada por aqui. O interessante é que existem lojas ao entorno do mercado que vendes ítem que não tem no mercado.

Mapa de Montreal com a planta do metrô.

Essa é a estação da universidade Concordia, o luxo é nenhum.

Esse é um carro de metrô, vc não vê onde ele acaba.




Os valores são mais baixo que nos mercado por aqui, já decidimos que agora iremos lá toda semana, e que somente iremos ao mercado do desconto para o estudante para comprarmos coisas que lá nçao tenham. Para aqueles que perguntam custo da comida por aqui, abaixo tirei fotos de itens e valores para vcs terem uma idéia.
<>
Olha o tamanho da beringela.
Cenouras e batatas
Couve-flor
Repolho e abóbora
Framboesa
Alho
Alguém conhece couve-flor colorida???
Quem disse que não comeria tangerina??? CAN$0,50 cada uma e mt doce. No prato tem provas para cada fruta, ou seja, igual ao Brasil.
Essa fruta é um tipo de cereja, vc tira a casca (seca) que esta em volta e come a fruta num laranja-amarelado, mt doce. Mt barato tb
Manga
Quem tem emorroida não passa perto, uma barraca só com pimentas secas.
Quem pensa que bicho na feira é especialidade brasileira, está errado.
Depois passei numa peixaria ao lado da feira e tirei algumas fotos.
A famosa manjubinha de Iguaba. Preço por peso em libras
Posta de salmão, preço por peso em libras e em quilos.
O filé do salmão. Mais caro que em posta. Preço do peso em libras
Filé de tilápia, preço por peso em libras e em quilos.
Filé da truta salmonada, é uma delícia e engana trouxa achando que é salmão mole-mole.
Preço por peso em libras.
Logosta viva. CAD$ 10,99 a libra
Kani CAN$ 4,00 por 230g
Saindo dalí andamos atrás do sofa-cama, mas entramos num loja, onde compramos algumas coisas, tais como um cesto de roupa suja e o bendito liquidificador, saindo dali vi uma loja que estava em liquidação pq vai fechar, segundo um funcionário no final de setembro, e comprei roupas de frio e calças. Dali por estarmos no bairro italiano, fomos numa cantina. por causa de sexta a noite, ela ficou com medo, mas achei que por estarmos num bairro italiano não teria erro. E teve, dessa vez fui o sorteado. O molho da massa era excelente, mas minha massa veio entre cru e ao-dente, como a fome era negra e a Dani tinha se entupido de pãozinho com manteiga, comi o que sobrou no prato dela.

Na volta com a chuva castigando Montreal pegamos um taxi e a novidade era que ele é haitiano que falava inglês. Vom gastando o francês, com o cab driver, mas sempre com opiniões pontuais para não deixá-lo sem graça. O cara mora aqui desde 76 e perguntei se ele era feliz, ele diz que era sim, que no Haiti não teria futuro e que um imigrante vive sempre na dúvida se fez a escolha certa, numa luta e dúvida interna e que nesse período todo, ele só passou por essa guerra interna 2 vezes. Sempre que ele via a vida que os filhos tinham aqui, ele tinha a certeza da escolha tomada.

A noite depois do jogo do Fogão pela internet, iríamos no show do Green Day no porto, mas como a chuva ainda castigava Montreal, e depois das tristes refeições que fizemos na rua, resolvemos ficar em casa. Fui no mercadinho comprar coca zero e mais uma vez tive a certeza que o brasileiro é um povo mal-educado. Assim que entrei no mercado, percebi duas conterrâneas conversando sobre batatas-fritas, fiz as compras, peguei morango para a Dani estreiar o liquidificador e amoras e próximo ao caixa, comentei que fazer mercado no sábado a noite era a sina de brasileiro. Elas riram e começaram a puxar assunto, estavam acompanhando os maridos num torneiro master de judô, quando elas vão ao caixa, começam a passar as compras e uma delas decide diminuir a quantidade d pão que estava levando. Detalhe só tinha um caixa funcionando. Óbvio que ninguém na fila reclamou, é coisa deles não reclamarem, mas porra, vai ver a quantidade do pão quando passa as compras????

No domingo, tiramos o dia para faizer le ménage, antes que vc pense besteira isso significa limpar e arrumar a casa. Para começar fui na Dolarama comprar os ganços para pôr a cortina. Depois da cortina ficar meia-boca colocada, pois descobri que minha furadeira é fraca e que tenho a laje quase na minha cabeça, com isso os ganchos não estão firmes. Espero que durem até o próximo fim de semana. Depois disso, demos um banho de limpeza no ap, almoçamos uma pasta, Dani matou o homesick, estudamos o resto do dia e ela estreiou o liquidificador tomando um suco de morango feito por mim. No jantar, fomos comer uma empanada que compramos no mercado, qual não foi a surpresa que descobrimos que o negócio era pimenta pura. PQP eu não to no México e nem no Texas para cozinharem com tanta pimenta e dessa vez, não dizia nada nos ingridientes, mas uma comida que jogamos fora, demos o nosso jeito.

Au revoir mes amis.

2 comentários:

  1. Eu já tava meio puta, tudo bem que os posts iam ser semanais, mas .... até reclamei com teu pai. Entro aqui sábado 23 hs e nada de post !!!!
    Porra .... promete e faz !
    Até que enfim hj entro de novo e bingo !
    Que pena q acabou ... agora só semana que vem, né ? Kd a foto da cortina torta ????
    Um beijo pra vcs .... essa semana vou ver se consigo ir na Tia Madú. Vcs tem msn ???
    Se tiverem, mandem pra gente.
    bjs
    Karla e Jorge

    ResponderExcluir
  2. pensei q ia ler sobre mais uma experiencia, o le menage.....ahahahaha, q sem graça, foi fazer faxina rsrs
    é, coloc a a foto da cortina torta pra gente ver as suas habilidades manuais !!
    bjs na Dani

    ResponderExcluir